sexta-feira, 22 de julho de 2016

CAMPOS DO JORDÃO - SP

última atualização  13/01/2023


Já estive em Campos do Jordão algumas vezes.  A maioria das vezes em julho, na época do frio, época do festival de inverno, de fondue, chocolate quente, lareira, cobertores e muito, mas muito frio mesmo...  Mas já fui também em outras épocas do ano e o que posso dizer:  Uma delicia !!!

Vou fazer aqui, minha, as palavras da poetisa/escritora Romara Magalhães: "A minha paixão tem cheiro de araucária orvalhada e sabor de vinho tinto amadeirado."

O cheiro de Campos é de Araucária, muito verde, montanhas, rios e lagos no entorno da zona turística. Já no centro, você contrasta com o aroma delicioso de sua gastronomia e com um doce cheiro de chocolate.

Mesmo na cidade você vê e ouve muitos passarinhos das mais variadas cores e raças, e em cada porta de restaurante um músico dos mais variados estilos.

Caso esteja interessado em passar alguns dias nessa bela cidade, recomendo consultar com alguns dias de antecedência os hotéis, pousadas e chalés. 

A procura por esses estabelecimentos, principalmente em épocas de frio tende a ser grande. Evite o stress e o desconforto de chegar a cidade e não encontrar vagas. 



https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/p/campos-do-jordao-editora-europa/da1dfke92g/Por isso já fica aqui a minha primeira dica: Na Coleção 7 Dias Campos do Jordão o leitor encontra várias alternativas de passeios para aproveitar melhor a cidade serrana mais charmosa de São Paulo, conhecida também pela estância climática paulista. A programação inclui não só o tradicional bairro de Capivari (o popular centro comercial da cidade), mas também destinos como a belíssima Pedra do Baú e alguns dos restaurantes mais badalados da região, muitos deles afastados do centro. 

No guia, há também dicas de passeios de bonde e a cavalo, além de lugares para levar as crianças. O leitor ainda encontra um serviço completo com opções de hotéis, dicas da melhor época para ir e muito mais.


Compre o Guia Aqui!


A cidade tem o apelido de "Suiça Brasileira", mas não é por menos. Ao passear pelas suas ruas, você vera uma linda arquitetura baseada em construções europeias e que a noite parece ficar ainda mais linda. Agora, junte a tudo isso um clima frio. E vá  dar um passeio no  Bairro Vila Capivari, que é o centro turístico de Campos do Jordão, para comprovar a mágica do lugar.



E só assim você vai entender o que é uma autêntica vila européia em pleno Estado de São Paulo. 

A Vila Capivari justifica o porquê Campos do Jordão é conhecida como a Suiça Brasileira. 

A arquitetura, a comida, as bebidas, as compras e os serviços, tudo com o glamour europeu.


O clima da cidade justifica-se pela sua altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro. Nessa minha ultima viajem os termômetros marcavam 5ºC.





Gosto de ir em julho para acompanhar o seu importante e tradicional festival de música erudita.  Mas em setembro, a cidade realiza o Festival da Viola. 




Por isso, independente da época do ano que você for o que não vai faltar na cidade são atividades para você aproveitar bem o seu passeio.  





Campos para quem gosta de uma boa música, é um álbum repleto das melhores seleções. Música, natureza e boa comida, para mim, uma excelente combinação.
Alguns lugares que recomendo. 
Ah!  E quando estiver visitando esses lugares lembre-se: "Eu passei por ali."



Tem o Palácio Boa Vista, que possui um amplo acervo de arte nacional do período colonial e também do modernismo.  Na verdade ele é o Palácio do Governo, que abriga esse importante centro cultural aberto a visitação.





Outro lugar bem interessante é o Museu Casa da Xilogravura

O único museu no Brasil dedicado a essa técnica reúne em suas 20 salas mais de 5 mil obras de 400 artistas, entre Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral, Lívio Abramo, Marcello Grasmann, Maria Bonomi, Regina Katz e tantos outros.




   
Museu Felícia Leimer, apresenta várias esculturas a céu aberto.   

O Museu Felícia Leirner, está localizado no Alto da Boa Vista, em uma área de 350.000 m2 no jardim do Auditório Cláudio Santoro. 

O espaço reúne cerca de 108 obras da artista polonesa.







Lindos jardins de diferentes partes do mundo estão integrados à natureza de Campos do Jordão neste maravilhoso lugar. 

Vale a pena dar uma passadinha e conhecer o Amantikir para sentir a verdadeira sensação da proximidade com o meio ambiente.
Os jardins que falam !!! 


Cidade sede oficial do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Auditório Cláudio Santoro.


Não se limita apenas ao erudito, tem uma rica programação cultural o ano todo, recebendo inúmeros espetáculos de música em geral, de teatro e dança.


Vale a pena conferir a programação.








De grande importância histórica para a cidade, a Estrada de Ferro de Campos do Jordão nasceu, no início do século passado, da necessidade de se levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura, no clima propício das montanhas de Campos. 

Hoje é usado como passeio turístico.







Outro passeio muito bonito é no borboletário.

Aqui você vai conhecer mais sobre estes incríveis insetos que fascinam por suas cores e encantos. 






O borboletário conhecido como "Flores que Voam" é uma ótima opção de passeio junto a natureza de Campos do Jordão.





O bosque do Silêncio, outro lugar fantastico!


Aqui você vive uma experiência inesquecível!



Além da beleza tem prática de arborismo com 4 opções de atividades e cerca de 2.000 metros de diferentes trilhas suspensas entre as copas das araucárias, a menos de 2 Km do centro turístico de Campos do Jordão.





Quando as pessoas dizem que passar uma semana em Campos do Jordão é pouco, é porque são muitas atrações algumas você precisa passar pelo menos um dia para aproveitar todas as suas atrações como é o caso de Tarandú.


O Centro de Lazer Tarandú é um complexo com 500 mil metros quadrados que oferece diversas fomas lazer são mais de 30 atividades. Entre elas estão o Arborismo, Passeios a Cavalo, Mini golf, Mini Buggy, Bike, Patinação no Gelo, Panit Ball, Orbit Ball dentre outros.



Aconselho a percorrem todas as trilhas. Mesmo quem não gosta de esportes radicias, vale a pena dar uma subidinha ao Baúzinho ou  a Pedra do Baú e poder ver esse mundão de meu Deus ate onde a vista alcança já faz valer ir até Campos!



A Pedra do Baú, é um passeio que ti levará ao município vizinho de São Bento do Sapucaí. Aqui você poderá contemplar as belezas da Serra da Mantiqueira. Vale a pena !!!

O cume está a 1850 metros de altitude, possui  um abismo de 200m ! Por isso lá é muito procurado para saltos de paraglider, asa-delta, escaladas, além de caminhadas e mountain-bike.


Pertinho do centro turistico, mas, em meio à natureza exuberante da serra, as águas da Ducha DE PRATA deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tomar banhos frios e saudáveis. Local ideal para tirar fotos em meio às pedras e trilhas, ou simplesmente relaxar.




A vantagem de ir a Campos, é que a Serra da Mantiqueira tem paisagens exuberantes, clima muito agradável e uma série de possibilidades para atividades ao ar livre. Campos do Jordão oferece, hoje, a seus visitantes, o autêntico turismo ecológico.


Situada em um dos caminhos que levam à Pedra do Baú, a Gruta dos Crioulos recebeu este nome devido a uma lenda, na qual diz que em suas cavernas abrigavam-se os escravos foragidos das fazendas na época da escravatura.

Ao chegar lá você vai se deparar com essa enorme pedra, que tem mais ou menos 700 m2, sendo 30 m de altura e 20 m de profundidade, e pode abrigar várias pessoas em seu interior.




O Morro do Elefante é um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade. Com um contorno que lembra a tromba de um elefante, a montanha está a 1.800 metros de altitude e possui uma linda vista panorâmica de Campos do Jordão.

A melhor e mais divertida opção e subir o morro pelo teleférico.




Outro local que não pode deixar de visitar é este abençoado e fascinante recanto cercado pela natureza, beleza e paz! O Mosteiro das Monjas Beneditinas une uma harmonia musical da natureza com a tranquilidade. E oferece ainda, a oportunidade de assistir a apresentação do Canto Gregoriano, uma experiência inesquecível!





A Floresta Encantada é para crianças de qualquer idade. mas tenho certeza que será uma diversão garantida para toda a família! Você pode optar em ficar apenas meio dia ou até por ficar o dia inteiro. Pois o local possui uma infraestrutura com Lanchonete e Estacionamento. É cobrado uma taxa para entrada. 



O parque é rodeado por uma bela natureza, e fica em uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. Um espaço com várias casinhas temáticas baseadas nos mais famosos contos de histórias infantis, entre eles: Casa das Bruxas, Casa dos Gnomos, Casa dos Coelhos, Casa do Fantasma, Casa da Branca de Neve, Casa dos Anjos, Casa do Papai Noel e Casa das Bonecas.




Horto Florestal, ou Parque Estadual de Campos do Jordão, que ocupa 40% da área do Município. Passeio que fica na mente, corpo e alma de quem o faz, pela multiplicidade de atividades: 

- culturais: Histórica e Ecológica
- simplesmente pelo lazer e esportes: Pesca, área de ginástica, ciclovia e muitas Trilhas.
Tem churrasqueiras, lagos e bosques, viveiros de plantas e duchas.
Restaurante e loja de artesanato 


Criado em 1941, o Horto Florestal de Campos do Jordão possui 8,3 mil hectares de área preservada com uma vegetação de araucárias e coníferas.  Seu relevo montanhoso chega a 2.007 metros de altitude. A vista é ainda mais panorâmica do alto dos 12 metros da torre de madeira.  Acredite !!!  Um dia é pouco para ver tudo. Precisa de ingresso para frequentar o Parque.





Pico de Imbiri, um local privilegiado e completamente afastado do centro urbano.

A mais de 1800 metros de altitude, uma paisagem maravilhosa onde se avista várias cidades do Vale do Paraíba, nos dias de céu claro.
Este é Um passeio bom para fazer de bike, moto ou a cavalo, esse já é um passeio voltado para pratica do ecoturismo com paisagens deslumbrantes.





Vista Chinesa (ou mirante Belvedere)  



No mirante você pode apreciar as magníficas montanhas que envolvem o Vale do Lajeado. Prepare a máquina fotográfica, pois a natureza reserva um espetáculo a parte quando os últimos raios de sol colorem o horizonte, uma verdadeira pintura que se renova no dia a dia em tons diferentes da nossa aquarela.





Tenho certeza que você vai encontrar muitas atividades em Campos. 
Aqui só mencionei algumas e nem falei do centro de Capivari: o famoso teleférico, o bondinho, trenzinho, passeio de charrete, cavalo, o pedalinho, Restaurantes incríveis e muito mais.

Um passeio que vale a pena programar, mas aconselho ir com tempo para aproveitar tudo. É preciso  alguns dias para curtir toda Campos do Jordão.


Seguem abaixo algumas sugestões de lembrancinhas de Campos do Jordão afinal de contas este Blog Explica e Vende. Clique na imagem para detalhes:


https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/campos%20do%20jord%C3%A3o/
https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/campos%20do%20jord%C3%A3o/










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião/sugestão é muito importante para nós. Obrigado por enriquecer este Blog, que tenta fazer o melhor para você.

Explica & Vende.